Pintura

Impressionismo – Pintura – a arte de Claude Monet

Meules (1890)
O quadro intulado Meules é uma peça chave do Impressionismo e faz parte de uma série chamada Almiares cujas telas foram pintadas pelo artista em 1890.
Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água(1899)
Essa provavelmente é a pintura mais famosa de Claude Monet. Em 1983, encantado pela natureza, Monet decidiu comprar uma propriedade em Giverny.
Mulher com Sombrinha (1875)
O quadro pintado por Monet em 1875 também chegou a ser chamado de O Passeio e apresenta dois personagens principais: uma mulher em primeiro plano e um menino ao fundo da imagem.
Impressão, Nascer do Sol (1872)
O quadro Impression, soleil levant é considerado uma das maiores obras do artista francês. Na tela assistimos as primeiras horas de sol da manhã no porto de Le Havre (situado na Normandia). A vista foi proporcionada durante uma estadia do pintor no Hotel de l’Amirauté, localizado na região.
Mulheres no Jardim (1866)
Esse é um dos raros trabalhos do pintor francês que apresenta personagens minimamente identificáveis. Repleta de luz, a pintura registra um encontro em um jardim.
Campo de Papoulas perto de Argenteuil(1875)
Claude Monet resolveu eternizar essa bela paisagem quase desabitada quando testemunhou o espetáculo de vista da planície de Gennevilliers, situada a sudeste de Argenteuil. Trata-se nesse caso de um óleo sobre tela com 54 por 73,7 cm.
Lírios de água (1919)
A tela de Monet, já pintada mais para o final da vida, com quase 80 anos, tira proveito de todo o conhecimento e experiência do pintor impressionista. Repare, por exemplo, no uso da técnica para a composição do reflexo do céu na água verde do lago.
Catedral de Rouen: O Portal ou Luz Solar(1894)
Como não se encantar com esse “retrato” da Catedral de Rouen, situada em Paris?
Monet ficou tão fascinado pela suntuosa fachada da igreja que pintou mais de trinta vistas do edifício entre 1892 e 1893.
Les Tuileries (1876)
O colecionador de arte e funcionário aduaneiro Victor Chocquet emprestou, em 1876, o seu apartamento para o pintor Claude Monet.
O imóvel, situado na rue de Rivoli, número 198, Paris, era um quinto andar que proporcionava uma vista privilegiada para o famoso jardim francês. O Jardim de Tuileries tem importância histórica para os franceses porque foi o primeiro jardim público da cidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *